Farinha de trigo explode?

Sim, explode. Uma amiga estranhou quando um bombeiro, que fazia vistoria no depósito de uma padaria em que ela trabalhava, a alertou disso, eu como curioso por natureza fui atrás para saber como é que diabos o trigo pode explodir.
Pois bem, ele explode mesmo, não como dinamite ou fogos de artifício, você não verá um carro bomba de trigo (ainda bem!), mas ele é capaz de atear fogo a um depósito. Na verdade ele pode ser usado para ascender outras substancias de difícil combustão, há quem use para ascender o churrasco no final de semana - não recomendo isso.
Segundo um artigo no WSW a coisa acontece pelo seguinte motivo:
A farinha de trigo é composta principalmente por amido. O amido é um carboidrato, ou seja, é composto de moléculas de açúcar em cadeia. O açúcar é um material que queima bem rápido, em sua forma pura derrete.
A farinha e muitos outros carboidratos tornam-se explosivos quando ficam suspensos no ar como pó.
Basta cerca de 50 gramas de pó por metro cúbico de ar para que a mistura torne-se inflamável. Os grãos de farinha são tão pequenos que podem pegar fogo instantaneamente. Quando um grão pega fogo, ele queima outros grãos ao seu redor e a chama pode se alastrar por uma nuvem de poeira com uma força explosiva. Praticamente todos os pós de carboidrato, incluindo açúcar, mistura para pudim, serragem fina etc, explodem ao serem queimados.
Basta uma pequena faísca ou fonte de calor para incendiar a poeira no ar e o negócio todo pegar fogo.
Claro, não é algo tão fácil de acontecer, porém, de fato acontece.

1 comentários: (+add yours?)

Consultor Previdenciário disse...

Olá Parceiro, vim visitá-lo e deixar meu voto.